segunda-feira, 30 de maio de 2011

Análise Jornalística - Crackolândia (Trabalho Av4 - 6º semestre de Jornalismo)



Foto: divulgação


Teoria do Jornalismo

Profª Luiza Lusvarghi

Tema: Análise do Programa Jornalístico da Rede Globo – Profissão Repórter – Especial Crackolândia

Análise do Objeto

O Programa jornalístico da Rede Globo- Profissão Repórter apresentou dia 16 de novembro matérias investigativas de como convivem os moradores da Cracolândia em São Paulo na região do bairro da Luz.

Os repórteres foram até lá e entrevistaram os usuários de drogas do local e mostraram o sofrimento dessas pessoas vítimas do crack.

As matérias são gravadas de dia e de noite, e no horário noturno é mais fácil abordar os usuários, pois há uma maior concentração deles que vai até a madrugada.

A abordagem dos jornalistas com as pessoas era bem simples, primeiro perguntavam se podiam filma-los, alguns deixaram e outros preferiram não mostrar o rosto, pois alegavam que os familiares os veriam na TV e isso os incomodaria.

Alguns usuários foram audaciosos e já diziam que só dariam a entrevista se o jornalista Caco Barcellos comprasse uma “pedra” pra eles, mas depois de fumar eles esqueciam do combinado e sumiam no meio da multidão.

Nas entrevistas são feitas perguntas comuns: porque estão ali, como foram parar na Cracolândia, onde está a família, como sustentam seu vício, qual o prazer atingido com o uso da droga, se não há vontade de sair dali...e as respostas são sempre bem parecidas: iniciaram o uso por curiosidade, a família não se importa ou já nem existe mais, sustentam seus vícios vendendo sucatas da rua, exceto mulheres que se prostituem, ou também as pessoas que roubam, o prazer que a droga traz são diversos e peculiares para cada pessoa e sair daquele lugar já não é questão de vontade, mas não há mais perspectiva de outra vida a não ser aquela, onde já existem casos de pessoas que já perderam a noção dos anos em que se encontram nessa situação.

  • 1) Objeto – investigar a cobertura feita pelo programa sobre uma das regiões mais conhecidas de São Paulo, o bairro da Luz. A rotina do bairro que está totalmente estigmatizado e concentra um grande número de usuários de crack. Uma triste realidade abordada de modo que choca e mobiliza a todos. Mas há uma certa polêmica sobre as obras que acontecem ao redor do local. O intuito será para amenizar uma situação de caos ou realizar uma higienização humana para liquidar o problema?

2) Objetivos

· Objetivo Geral: investigar a cobertura do programa profissão repórter no caso crackolândia

· Objetivo Especifico: investigar a cobertura sobre a Crackolândia no Programa Profissão Repórter. Averiguar como a cobertura foi abordada na televisão e os rescaldos que surgiram nos meios de comunicação

· 3) Levantamento de conteúdos e análise:

O Profissão Repórter é um programa exibido e transmitido pela Rede Globo semanalmente, às terças-feiras, das 23h25 às 23h55. Originalmente, ele foi criado como um quadro no Fantástico , mas ganhou uma programação fixa na emissora a partir do dia 03 de junho de 2008. O programa é dividido em dois blocos. O jornalista Caco Barcellos junto de uma equipe de jovens e novatos repórteres saem as ruas para mostrar em diversos ângulos fatos que ocorrem no mundo a fora. Os repórteres sempre possuem uma missão ou tarefa a cumprir, a mesma requer realização e abordagem de uma reportagem ao vivo.

Neste ano nos dias 04 de maio e 16 de novembro o programa abordou um tema que requer tamanha atenção e veracidade: a crackolândia. Nos dois programas foi alertado a causa de umas das piores drogras encontradas no mundo e como essa dependência resulta em situações tristes e desesperadoras. Algumas medidas foram tomadas para que região não ficasse ainda mais degradada, como o projeto que a Prefeitura lançou chamado Nova Luz, a fim de promover a requalificação da área.

A cobertura do programa Profissão Repórter conseguiu transmitir ao público de modo objetivo a caótica situação dos dependentes de crack. São mais de 300 pessoas que vivem nos entornos da região a procura ou até mesmo ao contínuo uso da droga. Uma mistura de crianças, adolescentes e até mesmo famílias, todos fazendo uso da droga. Apesar de vários programas terem sido apresentados, a situação permanece na mesma, dia a dia, mês a mês e o intuito de conseguir fazer com que os usuários procurem tratamento médico é trabalhoso e requer paciência. A dificuldade é notória, mas para reverter a situação é muitos mais que promover ações de mobilizações ou abordagens na mídia, e sim um estimulo maior dos órgãos da cidade que possam atrair os usuários a se cuidarem e procurarem a reabilitação.

Apenas atenção com as utilidades públicas, resgate de edifícios e patrimônios históricos não bastam. Precisamos resgatar as políticas públicas e resgatar a identidade dessas pessoas. Muitos aceitam ajuda, já é um grande avanço, mas ainda falta. Muito.

4) Aplicabilidade da teoria e inserção no contexto atual

As teorias escolhidas para a análise do conteúdo são Agenda Setting e Infotenimento.

Agenda setting não pode ser confundida com sensacionalismo, e sim como um assunto que é noticiado com determinada força no ambiente do meio social. Essa teoria significa direcionar o telespectador para um assunto de grande relevância e de interesse coletivo.

O infotenimento, a junção da informação com o entretimento, um exemplo na televisão seria quando um telejornal ou programa do gênero pautam uma celebridade como assunto em destaque.

O objetivo é comparar essas duas teorias aplicadas no programa profissão repórter (crackolândia), saber qual dessas teorias o programa utilizou.

5- Conclusão

Depois de analisar o conteúdo do programa vimos que a teoria que mais se aplica é Agenda Setting, pois o programa usa o tema de forma impactante e de interesse coletivo. Ou seja, assunto pautado pelo programa direciona o telespectador para uma conclusão polemica e de interesse geral.

O programa traz imagens fortes e de conflito, percebemos que o programa traz a teria do agendamento quando o repórter Caco Barcelos diz, “agente esta retomando uma tentativa de fazer mais um programa sobre a historia do crack... é uma historia que esta todo dia decorrente aqui em São Paulo e em todo Brasil ..”,no nosso ponto de vista ele esta querendo dizer que esta inconformado com o descaso das autoridades a respeito desse assunto, pois o programa já teve outras coberturas desde então nada mudou, continua a mesma calamidade.

Percebemos que nesse programa especifico não a o infotenimento, pois o programa mostra somente a realidade que vivemos e não a realidade com a ficção.

Entendemos que o programa causa sensibilidade e reflexão nas pessoas, alguns motivos são as imagens impactantes, depoimentos chocantes e historias reais com pessoas comuns.

No segundo bloco o repórter Caco Barcelos começa com os dependentes fazendo um pagode, mostrando pessoas ”felizes”, logo corta para ele dizendo um texto e um homem acende um cigarro de maconha.

No programa a repórter cita que os trabalhos dos agentes sociais que tentam fazer com que os dependentes químicos aceitem a recuperação, começou em julho do ano passado um mês depois que a primeira matéria do programa foi exibido.

Outra parte interessante é quando o Repórter Caco Barcelos mostra uma senhora respeitada com a sua filha vendendo café no meio da crackolândia, é uma parte que nós telespectadores só conseguimos saber de sobre histórias como essas por meio de matérias e cobertura jornalísticas como o objeto do nosso trabalho.

Concluímos que o programa usa agenda setting por motivos citados acima e que o programa causou um interesse geral em uma cobertura intensa num curto espaço de tempo.

6-Bibliografia

Matérias sobre a Crackolândia

Folha de S. Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/757917-em-sp-apreensao-de-crack-e-maior-longe-da-area-da-cracolandia.shtml

Acesso 02.12.2010

 Portal G1: http://g1.globo.com/platb/programaprofissaoreporter/2009/07/04/a-devastacao-do-crack/ acesso 02.12.2010

 Estado de S. Paulo: http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/cracolandia-terra-sem-lei/ acesso 03.12.2010

 Documentários:

Jornalista do Profissão Repórter realiza depoimento sobre o programa da Crackolândia:

http://g1.globo.com/platb/programaprofissaoreporter/2009/07/04/a-devastacao-do-crack/ acesso 01.12.2010

http://www.youtube.com/watch?v=vWH_J2sDdMk acesso 01.12.2010

Trabalho produzido pelas alunas Ana Carolina Barrichelo, Domenica Venancio Tiburcio e Mayra Araújo Madureira, no 6º semestre de Jornalismo, disciplina Teoria da Comunicação sob orientação da Professora Luiza Lusvarghi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário